Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

APRENDIZ - O Retorno : O Que será que os telespectadores esperam. Será que Retornarão?

Por Daniel Simões

Olá, todos os leitores do blog. Este é meu primeiro texto no blog, espero que curtam os textos. Gostaria de agradecer ao convite para escrever no blog. Fico feliz, pois, na minha vida profissional e até mesmo pessoal, o programa O Aprendiz tem uma enorme participação, admiro o Aprendiz acho que programas como esse enaltecem aquilo que o Brasil precisa atualmente: Liderança, Visão, Inovação e boa Administração - claro que o programa precisa ser também um show de televisão com suas peculiaridades, porém, é inegável que aprenderemos coisas boas. Agora vamos ao texto sobre o programa que é isso que vocês querem ver com certeza.


O Programa APRENDIZ: É inegável que o programa foi feito para a figura Roberto Justus e com a cara do Justus. Ele mesmo definiu vários aspectos de referência para se falar do programa no Brasil, portanto, muitos estranharam o Aprendiz com João Doria JR, até mesmo os fãs do empresário João Doria Jr - eu fui um destes fãs que sempre falavam que se tivesse que substituir o Justus que colocassem o João Doria. A experiência do João Doria no programa O Aprendiz Universitário foi bacana em minha visão, seus conselheiros Cristiana Arcangeli e David Barioni ofereceram grandes conselhos - no caso da Cristiana ela foi uma das conselheiras mais prestigiadas de todas as edições do programa, o público adorou conhecê-la e procurar saber mais dela, a participação da Cris, nas redes sociais foi algo espetacular, sempre simpática e carismática levando o povo admirá-la mais ainda. A segunda edição do programa perdeu o controle e fugiu da proposta O Aprendiz, muitos telespectadores dizem que foi devido aos participantes, outros dizem que foi pela maneira de condução do João Doria Jr (em minha visão, algumas vezes o João foi totalmente certo nas críticas, principalmente quando foi citado ética e comportamento empresarial... Se condiz com o resultado final sobre quem venceu ou deixou de vencer o programa cabe ao público decidir ), mas o fato é que o último Aprendiz deixou um gosto horrível para o público e seus telespectadores fiéis ao conteúdo do programa que Roberto Justus criou e deu sua essência no Brasil. Esperamos que esse ano o conteúdo e a dinâmica do programa voltem.

O Programa Aprendiz é um pilar de conhecimento para muitos que precisam entrar e entender o mercado atual- novamente dizendo esquecendo o show de televisão e focando o que acontece lá na realidade, observaremos que todas essas tarefas se encontram no cotidiano de várias empresas e agências de maneira mais suave ou mais incisiva. Assistir e discutir o programa com pessoas certas e que tenham a capacidade de entender isso, só vai te levar a um outro patamar na carreira profissional e pode se dizer sim que até na vida pessoal. 

Aquilo que os telespectadores esperam é sempre a qualidade do programa para que possam enxergar e aprender com ele. Claro que tem telespectadores que esperam "barracos" recorrentes em Reality Show, porém, o barraco precisa levar no final um aprendizado de como sair de determinadas situações profissionais que deixam a pessoa necessitando de um escape com classe.




Sala de Reunião e Tarefa: As tarefas do programa são excelentes, se for para citar dois destaques de todas as edições foram : Prova do Exército e Quiz. As tarefas para os telespectadores são encaradas com a visão " O que eu faria no lugar da equipe ou tal pessoa ". Geralmente é fácil encontrar nas redes sociais todos os fãs discutindo se tal atitude foi certa e errada - Parece uma espécie de Consultoria sobre Tarefas do Aprendiz. O único cuidado que a edição precisa ter é não entregar de cara quem venceu a tarefa... Pois muitas vezes fica fácil de ver que tal equipe já perdeu, olhando somente 3 minutos de tarefa. Mas nada é melhor para o telespectador do que A FAMOSA SALA DE REUNIÃO!!! 

A Sala de Reunião é o ápice do programa. Todos os seus telespectadores assistem como um "culto religioso" quietinhos e focados, com olhos hipnotizados na tela, gostam de ouvir retóricas do candidatos para os conselheiros e dos conselheiros para o candidato - tanto que uma das maiores críticas e que até hoje nenhuma edição conseguiu "acertar" é ouvir bem ambos os conselheiros e não somente O Apresentador. Uma de minhas ideias seria a possibilidade de colocar a sala de reunião na integra no site do programa- não sei se é permitido, mas, que teria uma ótima audiência isso, com certeza teria. 




Espero que o programa consiga fazer bem e mostrar bem o foco na sala de reunião (claro que não é para deixar a tarefa de lado) onde realmente é a importância e o maior pico de audiência de todos os Aprendizes seja ele no Brasil, USA - com Donald Trump ou no Reino Unido, com Lord Sugar.

A Comunicação entre Telespectadores e o Programa: Uma das coisas que em minha visão e de muitos telespectadores deixam a desejar demais no O Aprendiz é a comunicação realizada entre a emissora e seu público, foram realizadas alternativas de conteúdo por celular ou porteira de voz, mas, em plena era digital e com comunidades no orkut, perfis no twitter, blogs e facebook onde o conteúdo seria gratuito no final a opção escolhida pelos telespectadores foi a de maior interação e abrangência com outros usuários que era realmente as redes sociais - outra vantagem é que redes sociais são gratuitas. A falta de uma boa comunicação oficial criada pelo programa, fez surgir perfis engraçados, polêmicos e interessantes nas redes sociais, perfis esses que eram confundidos realmente com canais oficiais da emissora - diversos blogs e perfis no twitter tiveram que deixar bem claro que não eram canais oficiais da Record, pelo contrário, eram somente fãs apaixonados pelo programa- todos faziam um excelente trabalho- diga-se de passagem (sic) e devido a isso ganharam muitos fãs acompanhando seus conteúdos. O telespectador do programa gosta de viver em comunidade - como as empresas dizem: criou-se uma cultura corporativa. Com isso nasceram amizades e até mesmo laços empreendedores. Acredito que a Record e quem comanda a Relações Públicas do programa deveriam olhar mais para isso, caso forem criar uma estratégia nas mídia digital... de relacionamento com o público, precisam perguntar; analisar; conversar e entender o motivo que estes canais criados pelos fãs conseguiram fazer sucesso e suprir as informações que o telespectador procurava.

LEMBRAM QUE TENTARAM FAZER UM JOGO SOBRE O PROGRAMA? POIS É, MUITOS NEM DEVEM LEMBRAR... Nem eu lembrava, então não vou comentar pois acho que ninguém lembra deste jogo... Clique neste link para ver o comercial : O APRENDIZ ESTRELA . Não preciso dizer que é óbvio que isso deu errado- "Se fosse uma Tarefa Aprendiz acho que as pessoas envolvidas estariam demitidas..."

O público que adora o programa, adora também debater sobre ele e colocar as idéias do programa em prática, portanto, é fácil encontrarmos fãs que juntamente com outros fãs do programa conseguem criar meios de comunicação e trabalho para colocar em prática e repassar todo o aprendizado gerado em O Aprendiz.

Horário do Programa: O Horário do programa envolve várias questões, isso é muito complexo de discutirmos aqui, porém, outra das maiores reclamações do programa é sobre o atraso do horário. No Aprendiz Universitário com João Doria Jr, foi pior ainda. Já que o programa era feito para jovens universitários e terminava quase sempre no horário onde a maioria estava dormindo pois 1 hora da manhã é algo que foge do comum em um programa feito para o público alvo de universitários (isso que o programa deveria começar sempre 23 horas, mas tinha a novela dos X Men Made In Brazil (risos), que terminava sempre depois do previsto). Esperamos que o horário neste ano comece BRITANICAMENTE certo. 

SERÁ QUE OS TELESPECTADORES RETORNARÃO?
Sim, todos retornarão, afinal de contas O Aprendiz é um programa único na televisão e que deixa todos cativos, programas desta maneira no Brasil sobrevivem por muito tempo, pois é do gosto do público e este fica cativo ao programa.

Preparem seus cadernos de anotações, preparem suas pipocas, seus notebooks, tablets ou qualquer outro dispositivo portátil. E venha conosco curtir APRENDIZ- O Retorno,  com Roberto Justus.

Nenhum comentário: