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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Construindo relações – a importância de ver e ser (BEM) visto pelo mercado

Por Gabriela Gaspari

Oi pessoal, tudo bem?

Peço desculpas por não ter conseguido postar semana passada, mas foi o final de semana da minha formatura, a família chegando, prova do vestido. Foi tudo corrido, mas a festa foi linda e todo mundo se divertiu muito. Mais uma etapa concluída com sucesso!

Parabéns para mim!!!!!!!!!!


Mas agora estou de volta, e já estava com saudades...
Meu post de hoje vai aproveitar o gancho do post da Su, só que eu vou focar na importância de ser bem relacionado no mercado, e em como construir relações sólidas - que vão, muitas vezes, ser decisivas para sua trajetória profissional.

CONSTRUINDO RELAÇÕES

Existe um ditado que diz: “É melhor ter amigo na praça, do que dinheiro em caixa...”. Vocês já ouviram? Concordam?
Esse ditado me ajuda a ilustrar o que quero falar com vocês hoje. Construir relações é interessante em qualquer aspecto da sua vida, quer seja profissional, pessoal e sentimental.


Quantas vezes na sua vida você se deparou com uma situação onde você dependia (da boa vontade) de alguém para resolver um problema, ou aprovar um projeto, ou qualquer coisa que fosse? E quantas vezes você pensou em como seria mais fácil se você tivesse qualquer tipo de relação com aquela pessoa?

Eu sou uma profissional da área comercial e quem me conhece sabe por quê: eu amo me comunicar, gosto de arquitetar argumentos, pensar e prover soluções, gosto muito de me relacionar com as pessoas e me fascino com os desafios de lidar com o ser humano.
Muitas pessoas passarão pelas nossas vidas ao longo dos anos, e o chamado networking ou rede de contatos é construído a partir daí.

No Google, você vai encontrar essa definição para a palavra networking:
“A palavra é a união dos termos em inglês "net", que significa "rede" e "working", que é "trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.”.



Se você tiver a oportunidade de conversar, ou ler matérias feitas com executivos de cargos altos, CEOs de grandes empresas, vai entender o que estou falando.
Felizmente ou infelizmente, o mundo dá voltas e o seu par na empresa hoje, pode ser seu chefe amanhã. Aquele chefe que você odeia, pode ser o cara que vai aprovar aquela proposta milionária que você precisa fechar no seu próximo emprego.

O mercado está em plena mudança e o turn over (é um termo da língua inglesa que significa "virada"; "renovação"; "reversão" sendo utilizado em diferentes contextos. É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo) pode fazer com que amanhã você trabalhe com um cliente, ou até que seja chefe de um amigo.

Especialmente no caso do profissional da área comercial, existem casos onde o vendedor é tão bem relacionado, que o cliente associa o bom atendimento e à confiança a ele, e não à empresa em que atua.
Esse profissional é tão capaz de fidelizar sua carteira de clientes, que tem o poder de carregá-los consigo para onde for. E ele é valorizado no mercado porque sabe construir relações. 



Mas é importante dizer que não estamos falando em popularidade. Estamos falando de relações sinceras e saudáveis. Porque, se você for um charlatão que engana seus clientes, é melhor tirar um período sabático de 10 anos na China para esquecerem seu nome, porque o mercado tem memória de elefante, e assim como na vida pessoal, confiança é como cristal.

A IMPORTÂNCIA DE VER E SER (BEM) VISTO NO MERCADO

Bem aí em cima, já falei um pouco sobre a importância de ser BEM visto no mercado, mas você também precisa estar atento à sua volta.

Precisa saber quem são os empresários com quem vai lidar e precisa se adequar ao perfil deles. Uma boa relação vem acompanhada de empatia e sinergia. 

Se você entender os sinais do seu interlocutor, vai saber guiar a conversa e vai ser bem sucedido na criação dessa relação de confiança.


Deus nos deu dois ouvidos e uma boca. Fica claro que isso significa que muitas vezes você tem que ouvir mais, do que falar? Quando você ouve e absorve o que está ouvindo, é capaz de ser mais preciso na resposta ao cliente ou ao negociador. Em outras palavras: há mais chances de dizer o que ele quer ouvir.

Ainda falando sobre a importância de estar antenado às coisas à sua volta: existem candidatos que vão a entrevistas de emprego, sem ao menos se dar ao luxo de entender o que a empresa faz, qual seu business. Gente, convenhamos??? Hoje qualquer ser humano tem acesso à internet, e mais de 90% das empresas possuem sites com informações sobre sua missão, visão, valores, principais clientes, fornecedores. São informações abertas, ao alcance de todos.

Tem ainda o vendedor que vai a visitas sem saber qual o negócio do seu cliente. Imagina se ele tem condições de prover alguma solução a ele? Você consegue vender algo, quando enxerga uma necessidade do outro lado. 

Resumindo: É importante ser visto, mas você precisa ver, precisa saber o que acontece em torno de você.
Sou uma eterna aprendiz, mas como quero chegar longe – e vou chegar! – deixo aqui minha dica sobre uma das mais importantes metas na minha vida profissional: construir relações.

Pratique e colha os frutos.

Abra-se para o mundo e para as pessoas, e o Universo responderá!

Um beijo à todos e até semana que vem, Gabi

Para os que quiserem me seguir no Insta: @gabgaspari




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