Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

All eyes on Maytê (e nos outros também)


Por Jadre Junior

Olá, leitores do blog Aprendiz Coelhocratas! O que acharam do quarto episódio do Aprendiz - O Retorno? Com um desempenho vergonhoso na criativa tarefa de divulgação da novela Pecado Mortal, a equipe Flecha enfrentou novamente a sala de reunião e Braga Jr. foi o quarto demitido do programa. Com sua segunda derrota consecutiva, a nova equipe Flecha parece estar tão desestruturada quanto a equipe Sinergia quando era composta somente por mulheres. Será que o Justus terá que fazer uma nova mistura entre as equipes para que Maytê, Karina e Mariana consigam sua primeira vitória nessa temporada do Aprendiz ou apenas a entrada transferência de um participante da equipe Sinergia já será suficiente para uma virada? A seguir, analiso o desempenho dos participantes do Aprendiz - O Retorno.
A demissão do Braga

A presença do Braga Jr. na lista de participantes do Aprendiz - O Retorno foi a mais comemorada por mim, pois gostei bastante de sua participação no Aprendiz 4 e achei sua demissão precoce e muito injusta naquela temporada. No entanto, seu desempenho nessa edição foi bem abaixo do que eu esperava e considero sua demissão justa, mesmo não gostando do perfil da Maytê. Braga teve uma péssima argumentação na sala de reunião, não teve firmeza para convencer a equipe de que suas ideias eram melhores nem para evitar as falhas da Maytê e pareceu não ter sido sincero ao dizer que não se importava muito com o prêmio financeiro oferecido pelo programa ao vencedor.

Análise dos demais participantes

Não é à toa que Maytê está no título desse texto: para o bem ou para o mal, ela foi quem mais se destacou nesse episódio e é uma das participantes que mais se destacaram nessa edição até agora. Maytê teve um péssimo desempenho na tarefa e foi, sim, a principal responsável pela derrota da equipe. Ela só escapou da demissão porque argumentou muito bem na sala de reunião, principalmente na segunda etapa, e porque o Roberto Justus sente um carinho especial por ela. Sua performance nessa tarefa, aliás, foi bastante similar ao fiasco cometido no Aprendiz 6 na memorável tarefa de criação de uma campanha promocional da Vivo relacionada ao meio ambiente que culminou em um ridículo vídeo com os membros da equipe Maxxi usando máscaras de gás e abraçando gravetos. Quanto a seu perfil, a sua postura de tentar se fazer de vítima na primeira etapa da sala de reunião e de chorar após ser criticada pelo Renato Santos mostrou que ela ainda não está madura o suficiente para vencer o Aprendiz - O Retorno.

Mariana foi a líder da equipe e deixou as ideias ruins da Maytê serem (mal) implementadas, porém sua clareza, sinceridade e serenidade ao se defender na sala de reunião a mantiveram no programa. Surpreendentemente, Justus demonstrou estar gostando do perfil da Mariana nessa edição e a liberou da sala de reunião antes de demitir alguém. Apesar de gostar dela, acho que sua atuação nessa edição está sendo muito fraca se comparada ao Aprendiz 6 e creio que ela não permanecerá muito tempo no programa, mesmo sabendo que ela "ganhou pontos" com o Roberto Justus.

Karina e Lucas não tiveram um destaque tão negativo nessa tarefa quanto em outras derrotas, mas ainda precisam brilhar muito para chegar à final dessa edição. A propósito, os quatro "universitários do Roberto Justus" estão decepcionando bastante até agora. De acordo com a lógica de alternância de lideranças, o próximo líder da equipe Flecha deve ser o Lucas, a Maytê ou a Karina, pois esses são os três integrantes da equipe que ainda não foram líderes. Será que algum deles aproveitará a chance de exercer uma liderança vitoriosa e melhorará seu histórico nessa edição?

Guilherme não se destacou negativamente na equipe Flecha e está bem menos enrolado ao expor suas ideias na sala de reunião do que na época do Aprendiz 2. Apesar dessas duas derrotas consecutivas, ele permanece tendo boas chances de ser o vencedor.

Melina teve uma boa atuação nessa tarefa, porém seu chilique após a intervenção da Renata durante seu horário de almoço foi desnecessário. Ela deveria ter mais sangue frio naquela ocasião e ser menos "reclamona". Aliás, Melina parece ter uma certa implicância com a Renata, visto que ela indicou Renata para a segunda etapa da sala de reunião do segundo episódio e criticou Renata em um depoimento no terceiro episódio.

Renata liderou muito bem a equipe Sinergia e mereceu ser indicada por Evandro para receber a recompensa individual com ele. Também achei que ela foi bastante justa ao indicar Evandro e Nakao como destaque positivo e negativo do grupo, respectivamente.

Karine não se destacou tanto no episódio, mas tem um perfil que parece agradar bastante o Roberto Justus (e a mim também). Se continuar tendo um bom número de vitórias e exercer boas lideranças, tem grandes chances de ser a vencedora da edição.

Evandro, Jota Júnior, Nakao (foto) e Rodrigo Solano seguem invictos na edição, mas estão em situação diferente no que se refere a favoritismo. Evandro e Jota Júnior se apareceram bastante nas vitórias, ganharam o prêmio de destaque individual, exerceram boas lideranças e parecem ainda melhores do que na época do Aprendiz 2, por isso os considero como favoritos. Rodrigo Solano aparece pouco, porém foi bastante elogiado por vários demitidos dessa edição e teve um certo destaque no quarto episódio, portanto pode surpreender (como já surpreendeu muita gente no Aprendiz 7) e ir longe no programa. Já Nakao, além de aparecer pouco nas tarefas, parece ter perdido a serenidade e a naturalidade demonstradas no Aprendiz 3; ele é bastante artificial ao tentar ser enfático nos depoimentos e a forma como ele criticou a decisão da líder Renata de indicá-lo como destaque negativo soou grosseira. Se a equipe Sinergia permanecer com a mesma formação e perder a próxima tarefa, Nakao provavelmente será um dos mais cotados para ser demitido.

Abraços!!!!!!!

Nenhum comentário: