Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Entrevista Exclusiva com Renata Tolentino

Por Rafaella Oliveira

Renata Tolentino, mineira, ganhou a simpatia de muitos ainda em sua edição de origem, com João Doria Jr., e, no ano de 2013 foi a vencedora do Aprendiz, o Retorno. 

Na final, Roberto disse: "Tenho duas candidatas muito fortes que não chegaram até aqui à toa. Uma profissional pronta para o presente e outra para o futuro. Eu sempre gostei de apostar no futuro”, consagrando Renata como a grande campeã da temporada. 

Nesta entrevista exclusiva, ela conta como foi difícil superar a derrota em sua primeira participação, comenta sobre as polêmicas da temporada e diz que entrou confiante para ganhar: "Quando me perguntavam o que eu iria fazer se perdesse, eu dizia: Eu não vou perder, não tem esta opção."



Confira a entrevista exclusiva com Renata Tolentino!
Obrigada desde já, Renata!


(Bruno Massami) Você citou que sua derrota na primeira edição do Aprendiz foi a maior fracasso de sua carreira. Como você lidou com a derrota em sua primeira participação do Aprendiz? O que você tirou de aprendizado para não cometer os mesmos erros na segunda aonde você venceu o programa

(Renata Tolentino) Confesso que foi bastante difícil superar a derrota do primeiro Aprendiz, afinal havia  vivido aquilo intensamente por 4 meses e 20 dias, tive uma ótima performance durante todo o programa. O Aprendiz mexe bastante com o nosso ego profissional e com o psicológico, o que torna tudo mais intenso. Mas com alguns meses consegui superar, e para isto eu apenas trabalhei bastante, ocupei minha mente e busquei mostrar ainda mais resultado no projeto em que estava envolvida. A Janaína (campeã da primeira edição) também era, alias, é uma pessoa bastante querida por mim e de certa forma isto me deu uma certa tranquilidade. Acredito que é impossível entrar em um programa como este, perder e não ser sentir magoado, frustrado. Afinal, só participam de programas como estes bons profissionais, pessoas que confiam no seu potencial e estão acostumados a colher bons resultados no mercado, claro que perder faz parte, mas ninguém entra preparado para isto.
Em Aprendiz O Retorno voltei muito mais confiante e determinada a vencer, mas para isto não bastava querer, então entrei com duas metas básicas: A de vencer todas as lideranças e utilizar todas as criticas negativas que aparecessem no caminho a meu favor. Metas atingidas! rs


(Davy Gomes) Agora, diante da realização do seu sonho. O que fazer agora para crescer dentro da Grey e como profissional de sucesso na área da Publicidade?

(Renata Tolentino) Primeiramente quero entrar no contexto da Grey, conhecer sua dinâmica de trabalho para posteriormente elaborar metas que me farão crescer na empresa e fazer com que a Grey renove o meu contrato. Uma coisa é certa, vou me dedicar bastante! Quem quer faz acontecer!


(Zé Das Couve) Como você se preparou para encarar a última sala de reunião e o que você falou para sua mãe antes da final começar?

(Renata Tolentino) Confesso que me preparei bastante para última sala de reunião. Estudei a minha performance e da Mel durante todo o programa e também nos programas anteriores que havíamos participado. Eu fiz uma matriz SWOT minha x Mel, imaginei questionamentos que o Roberto e conselheiros poderiam fazer e elaborei respostas para eles (estes não caíram rs). Enfim, tinha claramente o meu perfil e o perfil da Mel traçados em minha cabeça. Mas o principal foi que sempre fui muito positiva e acreditei na minha contratação. Pensar positivo atrai coisas positivas, claro que não basta pensar, tem que fazer, senão estaria muito fácil parecendo mais conto de fadas do que a realidade. Quanto a minha querida mãe, eu disse uma única vez a frase: Mãe, estou com uma concorrente muito forte, se eu perder é porque ela realmente é muito boa, mas escute bem e guarde as palavras: Eu vou vencer!
A partir daí quando me perguntavam o que eu iria fazer se perdesse, eu dizia: Eu não vou perder, não tem esta opção. Tanto que o Roberto me perguntou isto na sala de reunião e eu dei a mesma resposta.


(Luiz Gustavo Cristino) Pergunta levemente capciosa: muito foi dito (tanto aqui no grupo como fora dele) sobre a declaração da Karine afirmando que você seria "burra com iniciativa", pensamento que depois da tarefa da Peugeot acabou se convertendo em uma fortíssima torcida e até campanha dela por você. Já ouvimos a própria Karine explicar esse processo, mas e da sua parte? Como você encarou tudo isso e como a relação de vocês foi amadurecendo nesse sentido?

(Renata Tolentino) Confesso que eu e Karine tivemos uma certa dificuldade de trabalharmos juntas no começo, eu não havia me adaptado com a liderança dela e outros comportamentos, assim foi ela comigo. Eu dizia que a Karine era uma pessoa com um conhecimento intelectual incrível mas não externalizava, e ela dizia que eu tinha energia demais e atrapalhava o trabalho em equipe. Após o episódio da "burra com iniciativa" pudemos realmente trabalhar juntas e não tivemos problemas, tanto que ela me elogiou. Por isto acredito que a torcida dela veio pra mim, por ter me conhecido melhor. Na última tarefa a Karine me deu e eu sou grata por isto.


(Giuliano Amaro da Silva , Daniel Simões e Eleakin Scremin) Você acompanhava as redes sociais antes da final? Por tudo que você observava você tirou algum proveito e força que vieram deste acompanhamento? Você imaginou que seria essa quase unanimidade entre os fãs do programa?  Esse apoio te ajudou? 

(Renata Tolentino) Nunca havia imaginado ter uma torcida tão grande a meu favor, foi algo praticamente unanime. Esta torcida, as críticas e o carinho que veio com ela me deu muita força e energia para vencer o programa. As vezes eu lia alguns argumentos de pessoas que não conhecia e os usava dentro do programa, afinal o telespectador tem um olhar diferente para o programa. Posso resumir em uma frase: A torcida e suas opiniões foram fundamentais! Muito obrigada!


(Anderson Nicacio e Jadre Júnior) Renata, o que você achava sobre a polemica de que um ex-aprendiz do Doria não ganharia o programa? Com a perda da segunda prova, quando a mel levou para segunda parte da sala você e a Dani, passou pela sua cabeça que isso foi estratégia, por vocês serem ex-aprendizes do Doria?

(Renata Tolentino) Acredito que realmente existiu algo com a Dani para ela falar isto, não acredito que ela iria inventar ou qualquer coisa do tipo. Mas como eu não estava envolvida fica difícil para mim julgar algo, preferi não me envolver por este argumento durante todo o jogo. Quando a Mel me levou para aquela 2º parte da sala achei algo sem nenhum fundamento, tanto que falei bastante na sala e conversei muito com ela depois. Segundo a Mel ela me levou para 2º parte por motivos da prova e a Dani por perfil. Em muitas salas de reuniões os aprendizes justificavam seus votos por perfil e não por prova esqueciam que este era um dos papéis do Roberto.


(Luiz Gustavo Cristino) Renata, quais foram as principais diferenças entre a Renata do Aprendiz 8 e a Renata do Aprendiz, O Retorno? O que a segunda teve ou fez melhor do que a primeira para ter saído vitoriosa desta vez?

(Renata Tolentino) Os meus valores pessoais foram os mesmos em ambos os Aprendizes. Profissionalmente tive  grande evolução, neste 1,5 ano após o Aprendiz 8 pude desenvolver habilidades de planejamento, gerenciamento e negociação que antes não tinha muita experiência. Com a não aceitação da última derrota me tornei uma pessoa mais forte, mais questionadora, que não aceitava qualquer resposta, e isto também fez muita diferença. Para eu ter saído vitoriosa foi necessário muito esforço profissional e pessoal da minha parte, além de mostrar o máximo de mim era preciso contar com o deslizes dos outros aprendizes. Não existiu e nem existe fórmula mágica para se ganhar algo, principalmente em um reality show.


(Endrik Raphael) Você trabalhou com a melina praticamente o programa todo o programa. Como foi de amiga passar a ser literalmente, rivais?

(Renata Tolentino) Não tive dificuldade de enxergar a Melina como concorrente, mas ao mesmo tempo colega de confinamento. Lidamos muito bem com isto e tenho um carinho muito grande por ela, durante o confinamento riamos muito, dividíamos também o mesmo quarto e isto de certa forma facilitou bastante a aproximação. É importantíssimo as pessoas saberem dividir o lado pessoal do profissional, apesar de que em alguns momentos estes lados irão se cruzar pois fazem parte da mesma pessoa. 


(Aderson Bezerra) Renata, a escolha do Guilherme e do Braga, por serem (em tese) mais experientes que o Solano e a Maytê, contribuiu significativamente para você ganhar a tarefa ou você entende que escolher os outros 2 aprendizes não teria afetado o resultado da tarefa ?

(Renata Tolentino) Com toda a certeza a escolha do Braga e Guilherme para o meu time foi fundamental para o resultado da tarefa. Estes meninos foram incríveis, se dedicaram muito, viveram a última tarefa como se fossem eles  a "Renata". Os 4 que voltaram para ajudar são pessoas altamente capazes, mas o meu time tinha uma energia, uma vontade de fazer acontecer, um brilho nos olhos que fazia toda a diferença no momento das negociações, tanto que nós mesmos ficávamos surpreendidos com os resultados que colhíamos ao longo dos dias. No Aprendiz, nós aprendizes, costumávamos chamar alguns fornecedores de anjos, pelo fato de nos ajudarem com quesitos fundamentais, mas desta vez o Braga e Gui foram meus anjos.

(Lucas Lattari) Renata, qual foi seu sentimento na sala da tarefa dos hostels, quando você estava contra a Mel e o Júnior? Achou que o sonho acabaria alí? Esperava que a Mel fosse indicar o Júnior?

(Renata Tolentino) Esta sala me deu realmente um grande frio na barriga, nunca passei por uma sala que não me sentisse ameaçada, afinal, se você perde a tarefa já está ameaçado. Mas via em mim uma capacidade de entrega de resultados muito grande e que chamava atenção de alguma forma dos conselheiros e Roberto. Sobre o voto da Mel, eu não fiquei surpresa, pois ela sempre dizia que gostava muito de trabalhar comigo.


(Anderson Nicacio) Quem dos aprendizes você contrataria para trabalhar com você ? E quem você não contrata

(Renata Tolentino) Anderson, sua resposta é bem complicada, pois todos os aprendizes tem perfis completamente diferentes um dos outros, tudo dependeria da posição que iria colocá-los e de como eles reagiriam. Não necessariamente pelo fato de terem saído cedo do Aprendiz ou tarde quer dizer que vão fazer o mesmo no mercado. A Maura por exemplo, saiu no primeiro episódio, portanto quem assiste o Aprendiz não a conheceu, teoricamente ficaria difícil contratá-la, mas ela é o tipo de profissional que um CEO só não contrata caso não tenha a vaga, verba para pagá-la ou receio de perder sua posição. A Maura possui conhecimentos e currículo invejável. Portanto, tudo depende da vaga. Daí o grande desafio de um bom recrutador, encaixar o profissional no lugar correto.


(Lucas Lattari) Renata, qual foi a influência da sua mãe em suas participações? Você teve algum receio por participar novamente por causa dela? Temia mais por ela do que por você mesma em caso de nova derrota na final?

(Renata Tolentino) A minha mãe é sem sombra de dúvidas uma pessoa muito importante na minha vida. Quando saí do último Aprendiz ela começou com crises de pânico, que começo eu achava que era carência, mas com o tempo vi que a coisa era séria e precisava ser tratada como tal. Os médicos não puderam afirmar que foi um choque devido ao último programa, mas coincidentemente foi na mesma data. Quando recebi a ligação para voltar, ela foi a primeira pessoa que contei, e a única frase que ela disse foi: Filhinha, pelo amor de Deus, não vá. Isto me deu um aperto muito grande no coração, mas ao mesmo tempo uma força enorme de entrar para vencer. Com certeza eu "briguei" pelo prêmio primeiramente por mim, para meu ego, para atingimento do meu objetivo e automaticamente isto iria alegrá-la e foi o que aconteceu. Estamos todos muito felizes e honrados. Amo demais a minha "pequena" e nunca vou fazer algo para mágoa-la, mas voltar para este aprendiz era preciso, precisávamos superar a barreira inicial.

Nenhum comentário: