Páginas

sábado, 17 de maio de 2014

Mas afinal de contas: para que servem a tarefa do exército e as gincanas?

Por A Blogueira

Se me lembro bem, a primeira tarefa ao estilo "Prova do Exército" foi realizada durante O Aprendiz 3. Naquela ocasião, as equipes Águia e "Alliance Global Partners" (tinha que escrever o nome só para rir um pouquinho) tiveram que desempenhar atividades como rapel e pegar bolinhas dentro de um círculo utilizando materiais diversos. Esta prova foi marcada por uma enorme discrepância na pontuação, graças a inúmeros erros da Bia, que acabaria sendo finalista naquela temporada.



A gincana de Foz do Iguaçu voltaria a aparecer, desta vez reencarnada em "Prova do Exército", durante O Aprendiz 5. Aquele episódio ficou marcado pela liderança do grupo Foccos pelo Clodoaldo e é claro, pela não demissão de ninguém.



A "Prova do Exército" voltaria na temporada seguinte em O Aprendiz 6, ocasião na qual o inesquecível Rutênio viria a dormir, digo, orar.


Mais uma vez ninguém seria demitido na prova da gincana, desta vez no primeiro episódio de O Aprendiz 8 com o Dória. Olha a Sussu aí gente.


Finalmente, tivemos a reedição da "Prova do Exército" para a disputa do líder e uma adaptação para a "Prova da Marinha" nesta semana. Se vocês repararem, esta semana foi a primeira vez em que o líder de uma equipe foi demitido na prova do exército/marinha. O Pedro acabou pagando o pato.

Em diversas temporadas, tivemos provas de raciocínio lógico e o quiz.

Afinal de contas, o que é que estas tarefas testam? E qual é o papel do líder?

Sinceramente, estou confusa. Eu entendo perfeitamente que estas tarefas testem a garra e disposição da pessoa, o raciocínio rápido, conhecimento geral e por aí vai. Mas isto está sendo usado mesmo no julgamento de quem fica e quem sai?

A impressão que fica para mim é que estas tarefas são usadas como bode expiatório para eliminar "quem deve ser eliminado". Não faz o menor sentido demitir um líder em uma prova de quiz e conhecimentos gerais. E vejam, quem saiu na terceira temporada na prova da gincana foi a Paula Abnader, que morava aqui pros meus lados antes de se mudar para a cidade grande e estava morrendo de saudade das filhas. Depois, não saiu ninguém. Daí veio a demissão ABSURDA da Carla Ruas, uma puta falta de sacanagem sem dúvida alguma, e também a demissão, no mesmo episódio, da Raissa, uma que merecia sim sair, na Prova do Exército. Ninguém saiu na Prova do Exército em que a Sussu foi líder e por fim tivemos o Pedro saindo na prova da Marinha.

Me respondam aqui nos comentários: vocês acham que esta Prova da Marinha fez algum sentido? Por acaso houve algum foco na tarefa durante a sala de reuniões? Ou foi somente uma discussão de egos, centrada no boicote que está sendo promovido à Michele?

Agora que os perfis de muitos personagens desta temporada já foram bem delineados, que tal começarmos a ver este povo trabalhar? Sinceramente, minha expectativa é que as provas de criação de campanhas promocionais, posicionamento de marca, organização de eventos, etc, comecem a ocorrer já nesta semana. Pois, do jeito que está indo, não tem a menor graça e não desperta o menor interesse. Eu não quero ficar vendo gente fazendo coisa que não tem nada a ver só para avaliar se está com raça, gana e disposição - e o que é pior, quem conhece quem. Eu quero ver é criatividade, iniciativa, habilidade de gerenciar e conduzir um projeto. É para isso que foi inventado O Aprendiz, ou pelo menos era assim que eu entendia a proposta do reality até então.







Nenhum comentário: