Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que nos leva a falar mal do outro?

por Suelen Corrêa

Olá meu queridos tudo bem? 
Semanas voando, não? 
Aqui no Sul sim, e voando geladaaaas! 

Então vamos dissertar sobre o programa e saber qual o aprendizado de hoje!

Ao observar as farpas já trocadas desde o início do programa, já podemos perceber que a convivência não esta nada fácil.




Mas como agir nessas circunstâncias?

Há até quem diga, de acordo com alguns psicólogos e livros que já li, que tudo praticamente tuuuudo, que você tem rejeição em outra pessoa, é exatamente um defeito que você tem. Que o outro é tipo um reflexo nosso.  Louco isso, não? Enfim, já fiz esse teste e algumas vezes e é bem verdade...hehe

É evidente que quando observamos algumas características de outras pessoas,  algumas delas nos deixam de certa forma meio que incomodados.

Mas certamente, a melhor forma de você apontar o defeito alheio, isso se no caso você queira ajudar, não é propondo um novo problema tipo uma nova discussão, causando mais sentimentos de mal estar. Pois o acusado vai se sentir ofendido e rebaixado, e ao invés de ouvir, irá contra-atacar.

Quem não vigia a sua forma de comportamento está tão equivocado quanto o acusado, uma frase que levo para a vida é do João Doria Jr. que inclusive é uma grande verdade... “quando você já tem um desafeto com alguém, seja inteligente, não aumente” ...

Mas no Aprendiz ... its Game!

Exatamente por isso que cada vez mais as relações estão escassas, justamente por essa falta de comprometimento. Podemos observar isso nítido de que as pessoas não estão se importando em serem legais. Negligenciam  o que poderiam melhorar e transformar em um aprendizado.

Ressalto ainda que essa estranha necessidade de se auto - promover, de se sentir superior falando dos defeitos alheios, no melhor tipo como se isso nos livrasse de algo:  “ah, eu? Eu sou melhor do que cliclano, aquele lá tem tal defeito”. 

Alôô ! Eiiiiiiii... Isso é feio!

Bem, feio ou não, esta por toda a parte, seja nos relacionamentos de amizade, namoro e profissional;  E com todas as idades, classes sociais ou credo.

Mas essas escolhas cabem a nós, policiar nossas atitudes e aprender a nos tornarmos pessoas melhores.... ou continuar brigando com a sombra, espelho, reflexo e ou mordendo o próprio rabo!

Ah e sabe porque estou escrevendo sobre isso? Porque além de criticá-los, também vejo esses defeitos em mim, sou uma pessoa bem crítica e julgadora.  A cada dia aprendo como posso lidar com isso, e como posso contribuir para que as pessoas também aprendam com minhas atitudes, ou com meus pensamentos.

Analisando algumas das minhas próprias atitudes vejo como é cômodo sermos totalmente condescendentes quando se trata das nossas atitudes e dos nossos defeitos. Adoramos dar desculpas, ou fazer “vista grossa”, quando somos os causadores de danos alheios. Normalmente fazemos pior, transferimos a culpa para o outro “só fiz aquilo e mais nada, ele que perdeu a cabeça!” “Suporto o que for, mas não esse tipo de atitude”.

A grande verdade e sacada do programa ou da vida, é que conseguimos nos dar melhor com pessoas diferentes de nós, ou seja com defeitos diferentes.  No meu caso, morro de amores por pessoas que controlam seus impulsos emocionais, logo, os meus estarão “acalmados” e minhas qualidades em evidencia.  Por que realmente as admiro, ter paz hoje em dia, é um dos bens mais caros. Digo em alto e bom tom "SOU MUITO BEM INFLUENCIADA POR ATITUDES BOAS E PESSOAS POSITIVAS". E disso somos feitos, um eterno aprender e moldar.

Assim como não precisamos conviver 24 hrs com os defeitos alheios, mas sim uma vida inteira com os nossos, que tal começar a aprender a apaziguá-los e ou aliviá-los. Existem muitas técnicas que ajudam, uma delas eu até diria a principal, se realizar em algum coisa, em algum setor da vida. Faça o que você realmente gosta, algo importante pra você ou para alguém. Nossas características contrárias tendem a sumir quando suprimos nosso alma com coisas boas.

Não é a toa que a equipe inteira esta praticamente batendo na mesma tecla o tempo todo. Vamos nos relacionar e da melhor forma possível. Afinal somos todos seres inteligentes.


Bjs e bom restinho de semana ;)

Nenhum comentário: