Páginas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A final mais decepcionante da história do Aprendiz



Por Luiz Gustavo Cristino



Não salva ninguém. Essa é a principal lição que tiramos da final do Aprendiz. Quero dizer, até salvam-se alguns desempenhos individuais – poucos, vale dizer! –, mas de uma maneira geral, o episódio de ontem apenas provou como o elenco deste Aprendiz deixou a desejar e investiu pouquíssimo na participação no programa.

Como não sei nem por onde começar, farei uma análise time a time, para tentar expor minhas inúmeras decepções de maneira mais clara e organizada.

#TeamAnaMoser


A coisa já começou errada graças a Beth Szafir, que, pelo que tenho visto nas redes sociais ficará para sempre conhecida como “a velha mercenária” pelos fãs do Aprendiz Celebridades. E isso é uma pena, porque Bethinha havia sido uma atração à parte no programa, e não precisava ter encerrado a temporada justamente em seu pior momento possível. Pedir dinheiro para Ana Moser já foi feio, mas recusar que esse dinheiro fosse para as instituições foi uma das maiores vergonhas públicas que já vi uma “celebridade” passar. Enquanto isso, Mônica, Maria Cândida e Alexia não estavam acreditando na sorte que haviam tirado por ter em seu time alguém com cara de pau suficiente pra pedir o dinheiro que elas também cobiçavam. Alexia e Maria Cândida ficaram caladinhas, mas Mônica chegou a dar uma forcinha de leve para Beth. Tudo muito feio! Ana Moser resistiu como pôde, mas a verdade é que ela precisava da boa disposição de Beth para que os contatos entrassem em ação, e acabou cedendo. Não a julgo.

Mas julgo um pouco o fato de ela ter dito que estava “tudo bem” com o grupo, quando esse havia sido um claríssimo momento complicado para o relacionamento delas. Fico em dúvida se Ana quis ser uma querida ou se quis passar a falsa impressão para Justus de que ela estava controlando o time melhor do que realmente estava. Em ambos os casos, sinto uma certa falta de firmeza que me desagrada, mas esse foi um dos menores erros do episódio.

Para completar, os desfalques: Alexia “eliminada” pela segunda vez e Beth doente. Nenhum dos casos estava realmente sob controle, e nem dá para julgar Alexia. Um pai em coma é motivo mais do que suficiente para abandonar o Aprendiz. E muito mais plausível do que um certo motivador de desistência de ninguém mais e ninguém menos do que um dos finalistas...

#TeamAmon


Sério, gente, não dá pra usar o nascimento do filho da Sandy como desculpa pra desistir do programa em plena final! Eu não vou julgar as dores do Amon, não vou julgar suas incertezas e nem suas motivações. Mas é impossível não ficar decepcionado com um finalista que, depois de toda uma temporada, cogita a possibilidade de abandonar todos aqueles que confiaram nele. Felizmente, o sempre sensacional Renato Santos entrou em ação e acabou convencendo Amon de que seguir em frente era a melhor opção. E, nesse caso, vou dar o benefício da postura final e não deixar que minha torcida pelo Amon (que tinha 100% do meu apoio antes desse fato, e agora só tem 50%) se esvaia.

Um dos motivos por que não consigo abandonar totalmente minha preferência por Amon pôde ser visto nesse episódio. Amon fez o que Ana Moser não conseguiu fazer: botou ordem no chiqueiro quando a equipe (em especial Nahim) estava fazendo um furdunço danado por causa de um certo convite do terceiro finalista (aguardem). É essa postura que me faz enxergar Amon como o melhor gestor de pessoas da temporada. A diplomacia do violinista faz com que ele consiga conquistar o respeito dos colegas. Todos ouvem Amon, todos confiam nele e acreditam no que ele tem a dizer. Quando ele, líder, interfere na briga de Mônica e Michele, elas voltam a se preocupar com o que interessa e a Fênix ganha a tarefa.  Quando ele diz para Beth não falsificar o álbum de selfies, ela não falsifica. E, quando ele manda a galera parar de reclamar e focar o evento da própria equipe, as pessoas obedecem. Acho essa habilidade espetacular!

#TeamChristiano


O Team Christiano parecia ser o que mais ia dar certo. Até que alguém resolve colocar no convite do evento que “Christiano Cochrane E MARÍLIA GABRIELA convidam”... olha, eu já vi gente dependente de uma pessoa pra conseguir as coisas, mas Christiano Cochrane quebrou todos os recordes no Aprendiz Celebridades! E, sinceramente, a esta altura eu realmente acho que Justus deveria dar o milhão para Gabi. De longe, o melhor desempenho da temporada! Quanto a Christiano, só lamento, e é o único finalista que não acho que merece vencer o programa.

E aí veio Michele... ah, Michele... eu só tinha coisas boas pra falar sobre a trajetória dela no programa, e, assim como Beth, ela podia ter sido finalizada sem isso. Celular “contrabandeado” no quarto, sério? Era tão pouco tempo de confinamento desta vez, não precisava. E como acreditar que aquele celular tão bem escondidinho estava ali por acaso? Difícil. Por outro lado, saber que a produção deixou esse celular passar e chegar ao quarto também me faz desconfiar. Será que está faltando plot twist no Aprendiz Celebridades? Vamos fazer essas revistas direito desde o início pra não precisar desses twists bobos no meio do programa, amigos? Obrigado!

Enfim... se antes eu estava bastante dividido entre Amon e Ana Moser por gostar muito de ambos, agora eu estou dividido entre Amon e Ana Moser porque estou tentando ponderar quem cometeu erros mais fáceis de perdoar. E não acho que o processo de estabelecer critérios para torcer deveria ser assim. O sobe e desce da semana já ficou claro no meio do post. Descem quase todos, não sobe ninguém.

Mas o que importa é que chegou a hora da grande final ao vivo, e esperemos um espetáculo bacana! Por quem vocês torcem? Pelo melhor? Pelo menos ruim? Fiquem à vontade para ser meus conselheiros virtuais nos comentários, porque estou precisando, amigos! Na semana que vem, estarei de volta com meu último post sobre a atual temporada, e espero que esteja com um espírito mais animado depois do programa de amanhã. Até lá!

7 comentários:

Carolina disse...

A pouca credibilidade que O Aprendiz ainda tinha foi jogada fora ontem. Nada tira da minha cabeça que vários dos acontecimentos citados nesse texto foram invenções da produção para tentar desviar o foco da tarefa e deixar a final um pouco mais imprevisível. Acho que a Record se esquece que o público do programa é um pouco mais inteligente do que o de outros realities. Uma pena!

Anônimo disse...

Muito decepcionante esse episódio pra quem acompanha o programa há mais tempo. A beth tinha se firmado como a melhor personagem de todas as edições, e sido a protagonista dessa temporada. Com a pequenês do ato dela, ela deixou a personagem pra ser apenas mais uma participante, sem brilho, sem valor, sem ética. Uma pena.
E a jornalista, antes uma das mais cotadas como finalista, que participou disso? E ela não foi omissa, ela foi participante ativa desse ato. Uma jornalista, formada, com histórico por todas as emissoras, que não depende de corpo ou exposição na mídia para ganhar dinheiro, e que depende de credibilidade pro sucesso na profissão. Uma jornalista me dá uma dessa!

E a Ana aceitar, e achar a equipe boa? Como pôde?

Eu realmente espero que o Jusuts dê uma surra de moral em todos. Se ele preza tanto pela ética, vai ser um absurdo se ele não der destaque pra esse ato lamentável no programa e humilhar quem participou disso.

Mas claro, ele não vai fazer isso. Não dá pra assustar o futuro elenco de [SUB]celebridades da próxima edição.

Sobre Cristiano, Amon e afins, só uma coisa: ridículo. Simples assim.

Anônimo disse...

Paulo Jeff

Adorei as observações do post,mas não to tão decepcionado quanto você sobre a final,desde que anunciaram uma temporada com celebridades já se podia esperar desempenhos mais baixos por parte dos participantes,e analisando todo o elenco,os 3 finalistas me pareceram as melhores(ou menos piores)opções,apesar dos altos e baixos de cada um.
Ana Moser pra mim foi uma DECEPÇÃO enorme na ultima tarefa(a da pizzaria) mas ela é a mais equilibrada,séria e focada que todos os outros,embora não tenha feito nada espetacular que se destacasse,gosto do seu temperamento.
Cristiano,ah Cristiano,acho que vc devia rever seus conceitos sobre o moço,durante toda a temporada ele mostrou um ótimo desempenho nas tarefas,como no seu último desafio do líder(das compras),mostrou-se uma pessoa bem articulada,foi bem visto por todos de SUA equipe(com exceção do Nahim,porque né),seu ponto fraco é sua sede por picuinhas e sua insistente(e irritante) mania de querer por a Mamis em tudo,aquilo do convite foi ridículo,fato,mas mostrou que pode SIM se virar sozinho,a tarefa da pizzaria(de novo) não deixa mentir,tá ele não ganhou,mas seu evento foi até respeitável,com direito a premiação de tablet e tudo(ele lendo todas as respostas pra escolher a melhor foi lindo),isso sem interferência direta da Mamis(indireta houve que ela tbm promoveu no instagram o evento do filhote,mas aí nada demais)
Amon pra mim é um competidor linear,assim como Cris,sua vantagem em relação ao outro é sua habilidade diplomática e seu carisma de menino fofo e desprotegido,ambos cresceram muito durante o jogo,mostraram mais garra e atitude,e,apesar de minha preferencia pela Ana Moser,acho que Amon vence essa bagaça(esse negócio de dividir o premio com todas as instituições foi legal,claro,mas pura jogada,assim como sua quase desistência)pelo seu charme cool.
PS:Quando for procurar pela Bethinha na final ao vivo,só uma dica:vá com a carteira carregada,ou vc acha mesmo que a Diva em pessoa vá aceitar fazer um Meet&Great de graça?huashssuahua
Abçs

Priscilla disse...

Concordo muito com seu ponto de vista!
Eu torcia pela Ana, mas ela cercou-se de mal caraters...
Ai passei a torcer pelo Cristiano (o que eu nunca imaginei), só porque a Michele tava no time. Ai ela vai e da uma daquelas!!!(celular no quarto). Também acho que se ele ganhasse, metade seria da Gabi, rsrsrs.
Não compro a imagem de bom moço que o Amon tenta vender...
essa é a pior final.
Só torço mesmo que o Renato Santos aparece bastante, fale mais que o Justus, e faça minha horinha na frente da TV valer a pena.
Tomara que a Record se esmere + na escolha das próximas celebridades.

Anônimo disse...

Concordo plenamente! Nada a acrescentar!

Lívia disse...

Ridículas suas observações, principalmente no que tange ao time do Cristiano. Ficou CLARO que não partiu dele a ordem de mandar os convites com o nome da Marília Gabriela. O que aconteceu contigo, não assistiu a esta parte do programa? ate o Justus disse que pelo Cristiano não iria o nome da M. Gabriela no convite.
Cris não foi o mais carismático nem o que se faz de coitadinho p. ganhar a emoção popular, mas foi o mais compentente o melhor nas provas. Ate o Renato santos usou desculpas furadas p. não indica-lo. MTOO ENGRAÇADOOO. Q FURADA ESSE PROGRAMA

Luiz Gustavo Cristino disse...

Livia, antes de me julgar, preste atenção na data do post e no episódio ao qual ele se refere, ok? Guarde as pedras!