Páginas

terça-feira, 29 de abril de 2014

Entrevista Exclusiva com Nico Puig

Por Rafaella Oliveira

Nico foi o primeiro demitido da temporada. Após a derrota por pouco mais de R$400 de diferença entre as equipes, quem foi escolhido por Roberto Justus para deixar o programa foi o líder, Nico Puig. 
Nesta entrevista ele comenta que não achou sua demissão injusta e que acha que não foi a personagem que todos esperavam "achavam que eu seria mais conflituante, que iria me indispor com alguns para fazer valer minhas opiniões...". 


Ele diz, ainda, que se esqueceu da competição, crendo que seus colegas fariam o mesmo: "achei que naquele inicio estaríamos juntando forças para ganhar...e não disputando chances de se fazer ressaltar individualmente... errei... paguei com o "desfazer" de meu sonho...".
Nico manda um recado:
"Aproveito para agradecer a todos que se motivaram a mandar suas duvidas e espero ter dado respostas...
Obrigado pela atenção por parte de vocês, e também da Equipe do Aprendiz em fazer a ponte nesta Matéria .
Deixo meus mais sinceros abraços e beijos a todos aqueles que torcem pelo sucesso do Programa."
Obrigada pela participação, Nico!
Boa sorte!
Confira a entrevista exclusiva!


(Guto Cristino e Lenise Mietto) Gostaria de saber: por que o Aprendiz? Diante de tantos reality shows que temos hoje, de longa ou curta duração, de alta ou de baixa audiência, qual foi a sua motivação para participar especificamente desse formato?

(Nico Puig) Tenho o habito de assistir reality... Não sou assíduo, mas gosto daqueles que mostram construções e  reformas de casas , ou os que fazem disputas entre Estilistas, Chef´s de cozinha, Modelos... enfim... O Aprendiz sempre me chamou a atenção pelo fato de ser voltado para um mercado empresarial, que não faz parte da minha realidade enquanto Ator , nem como Designer... Mas que exige uma entrega diferenciada... E mesmo sendo convidado para participar de outros como a Fazenda, nunca me interessou faze-los por conta de saber que não seria o formato que mais me desperta interesse...nada contra, mas prefiro os que me dão oportunidade de aprender algo em especifico... E não entrar numa disputa simplesmente por querer ser vencedor, mas sim vencer minhas próprias disputas internas... Meus medos, inseguranças, manias... E com isto saber lidar com meus " monstros criados" aqueles que a gente cria, alimenta, e tem que ter controle sobre eles...saber bota-los na nossa "jaula pessoal"... mostrar que temos "rédeas" sobre eles e com isto sobre nos mesmos... O Aprendiz me fez ver que tenho que ter "liderança" interna... saber SER oque nos engrandece .


(Bianca Portes, Giuliano Amaro da Silva e Danie Igrejas) Nico, qual foi o seu momento mais difícil de toda esta experiência com o Aprendiz Celebridades? E o que leva como principal ensinamento? 

(Nico Puig) O momento mais difícil , foi me adaptar a uma nova realidade do jogo... respeitar uma equipe de produção, que por orientação de regras do jogo, não pode abrir espaço para compartilhar afinidades, aproximações... não podíamos falar com eles (produtores) e muito menos criar "amizades". Foi difícil entender e respeitar esta norma do jogo... afinal, quem me conhece, sabe que sou uma pessoa comunicativa por natureza... e saber respeita-los em seu trabalho e silencio, foi uma prova de fogo... se para a gente que esta confinado é difícil , imagina para eles (Produtores) que também estão "confinados" e ainda por cima não podem se "apresentar" como de fato são... com o passar dos 3 primeiros dias , fui me adaptando e sabendo entender e respeita-los... não puxava mais assunto e evitava aproximações... entendi que não era "pessoal" e sim uma postura profissional... percebi então o cuidado deles para conosco e aprendi que mesmo sendo eles ótimos no trabalho , poderiam ser ainda melhores e mais amigáveis fora daquele "cenário"... 
Espero encontrá-los fora daquele ambiente e descobrir neles, pessoas maravilhosas... cheias de opiniões, antes veladas...
Fazendo eu entender que devemos respeitar espaços... mesmo tendo as melhores intenções, devemos ponderar nas aproximações.


(Jocafe Castro) Nico, você realmente achou a sua demissão injusta? No lugar do Roberto, quem você teria demitido?  

(Nico Puig) Em nenhum momento achei minha demissão injusta!!! Nunca falei isto... muito pelo contrário, mostrei respeito ao resultado final... não sai como um "mau perdedor" questionando a decisão por parte deles... o Roberto é extremamente perspicaz e com a ajuda do Renato e do Caca, ainda mais respaldado em suas decisões... talvez esperassem que eu fosse a "imagem criada pela tv" aquele Bad Boy, que nunca fui... as personagens que fiz, mas que em nada tem a ver comigo... sou um Ator... atormentado pelos equívocos de parecer ser, algo que nunca fui. Fui sim personagens que ganharam espaço junto a mídia... mas que em nada se assemelham a minha pessoa... Luis Nicolau Schumann Puig... tenho meus princípios e que não são os mesmos das minhas personagens... adorei faze-las, mas elas estão longe e isoladas da minha realidade de vida... Eles perceberam isto... e chegaram a conclusão que eu não estava ali para "blefar"... portanto não estaria apto a disputar dentre outros mais "competitivos".
Agora... quem eu demitiria?!?! Com certeza endosso a opinião da maioria... equivocado ou não assim faria. #ficaadica .


(Jocafe Castro) Se fosse convidado em uma outra oportunidade, participaria do Aprendiz novamente?

(Nico Puig) Acho sinceramente que eles (Direção, Produtores e Equipe ) jamais pensarão novamente em meu nome, rsrs...
Não acho que tenha sido a "personagem" que eles esperavam... achavam que eu seria mais conflituante , que iria me indispor com alguns para fazer valer minhas opiniões... SINTO , mas minha família e amigos sabem que tenho uma personalidade forte sim!!   Mas que acima de tudo tenho valores e princípios que impediriam, me "deformar" em busca do premio... milhão faria muita diferença na minha vida... mas não pagaria minha culpa em posturas equivocadas e muito menos minha tranquilidade de - Ser por Merecer -... teria muito gasto com terapia se passa-se por cima dos meus "códigos de ética "... mas não julgo outros e seus valores... cada um sabe aonde o calo aperta... e o meu esta num sapato acima da minha numeração, rsrsr... Sai feliz e com novos amigos. Respeitando e acredito sendo respeitado... fiz a minha parte como acho que deveria ser feita .


(Davy Gomes) Nico, hoje, o que você mudaria pra não ser o demitido da noite?

(Nico Puig) Seria o mesmo... respeitando meus colegas e fazendo da minha liderança o contraponto de uma "ditadura Empresarial ". Claro que errar é humano, mas persistir no erro é burrice... portanto seria mais enérgico com minha equipe, deixaria claro apesar do respeito por cada qual,  exigência a superação pessoal, cooperativa profissional.... mas é bom lembrar que pouco conhecia eles... a não ser pelos ótimos profissionais em cada área de atuação... mas esperar que em uma manhã, eu saberia identificar outros talentos deles... teria que ser um profissional de recursos humanos quase que intuitivo e de uma sensibilidade quase paranormal, rsrsr... mas levando em conta o plus financeiro do outro grupo (+ 50% ) , achei nossa diferença muito próxima da deles... em torno de 14 % a menos nos ganhos finais... cerca de 400 reais de diferença final, em contraponto a 2.500 reais que eles tinham de vantagem... errei na disputa dos Lideres , e paguei por isto... se foi justo ou não, não estou aqui para questionar... somente aprender com o Programa, que na vida, nem sempre a "balança da justiça" tem pesos e medidas iguais... assim é o mundo... e eu sou só uma pequena parte que transita nele... lembrando que para mim o importante é não perder o meu eixo... porque é nele que sei ser quem sou.


(Bianca Portes) Nico, não sei se você acompanhou as versões anteriores do Aprendiz, mas uma das melhores participantes também era uma atriz e dançarina. Além da empatia e a criatividade, que outra qualidade de líder você acredita que esteja ligada à sua veia artística?

(Nico Puig) Assim como a participante que você mesma citou,  também sou um Artista... porém que não dança muito bem, rsrsr... talvez este tenha sido esta uma das minhas falhas, rsrs... não soube "dançar conforme a musica"... Eu acreditei na força de um todo, esperando mais pro-atividade para um resultado final satisfatório... O que me fez esquecer que mesmo sendo de um mesmo grupo, estávamos competindo todos por um sonho pessoal de cada qual... entrei num jogo e me esqueci que a competição também acontece dentro das equipes, aliás, principalmente dentro delas... achei que naquele inicio estaríamos juntando forças para ganhar... e não disputando chances de se fazer ressaltar individualmente... errei... paguei com o "desfazer" de meu sonho... mas não me culpo, aceito, e espero ter a chance de algum dia me convencer que de fato tudo valeu a pena... porque a alma não é pequena, como já dizia um pensador...  
Mas oque eu acredito em um líder é saber dar o devido crédito a cada um que faz parte daquele todo... enaltecer na medida certa os talentos, sem deixar que os envolvidos acreditem ser melhores que outros com talentos distintos... e mostrar que respeitando as diferenças agregamos valores indispensáveis para êxitos futuros... todos temos nossa importância...


(Lucas Lattari) Nico, se tivesse outra chance no Aprendiz, você se tornaria um líder mais enérgico e mais exigente para agradar o Roberto Justus? Ou lideraria da mesma forma mas tomaria decisões diferentes para vencer?

(Nico Puig) Parece piegas da minha parte, mas acredite, é verdadeiro: Não me arrependo do que fiz, mas sim do que deixei de fazer...
Seguindo isto, te confesso que procurei fazer meu melhor... e claro que tentaria melhorar em alguns aspectos... mas que fique claro minha satisfação em me manter integro e respeitoso aos meus colegas... até mesmo os do grupo oponente... e quem sou eu para julgar o resultado final... estava ali para aprender... e confesso aprendi um monte de coisas em pouco espaço de tempo... que prêmio poderia ser maior que absorver " lições de vida" em tão curto  tempo... tudo que fiz, e da forma que foi feito, se dirigia ao Roberto, Renato, Caca, e toda uma equipe de inúmeras pessoas, Diretores , Produtores e até Participantes... tudo que fiz foi com um profundo respeito... visando sempre enaltecê-los e mostrar minha exaustiva intenção em corresponder expectativas... tanto deles em relação a mim, como minhas em relação a mim mesmo... me sinto vencedor... na minha vida, nas minhas conquistas, na estrada que leva ao meu mundo particular... mundo aonde eu imponho minhas regras e que para alguns ali, terão livre acesso e passaporte carimbado para entrar e sair do mundo aonde eu habito feliz e de coração aberto... e se para alguns vivo num mundo ilusório... tudo bem... respeito também... afinal, cada um busca oque julga ser melhor para si mesmo... este é meu compromisso comigo, e vou honrá-lo.


(Kelvyn Holanda) Nico Puig, lembro que você interpretou vários personagens de má índole nas novelas, o que deixou a imagem no subconsciente dos telespectadores de que você poderia ter um temperamento mais "mandão" e autoritário na vida real. No entanto, na condição de Aprendiz, o público viu o Nico Puig de um modo como não costumava ver: um líder democrático e humilde, mostrando assim, suas reais personalidades como ser humano. 
No entanto, a minha pergunta é a seguinte: por algum momento, você não pensou em ter usado esse seu talento artístico e sua facilidade em interpretar personagens rígidos para mostrar maior jogo de cintura em sua liderança? Você concorda que deveria ter mais pulso e menos democracia?

(Nico Puig) Fico muito feliz em perceber que muitos apreciadores do Programa , puderam perceber um pouco da minha postura de vida...Isto mostra a inteligencia dos que se voltam para acompanhar este tipo de Reality... e que mesmo tendo um resultado muito bem editado, nada passa desapercebido por este publico atento... de fato tenho um histórico profissional diversificado, mas com um numero maior de vilões...mas em nada me assemelho as personagens por mim feitas ao longo dos 20 anos de atuação... os que me conhecem melhor, sabem que mesmo manuseando armar com familiaridade, odeio elas e seus significados mortais... sou contra armas de brinquedo para crianças, e ainda mais verdadeiras na mão de adultos infantis... ter o poder delas em mãos, só se faz pertinente se os que as carregam saibam de fato lidar com seus instintos... coisa nada fácil para os pouco preparados emocionalmente... interpretar pessoas de caráter duvidoso, não me instiga a ser eles... ao contrario... a cada personagem que faço, percebo aumentar minha resistência a eles e suas condutas... Talvez  de fato poderia ter me levado mais adiante no Programa me apropriar desta imagem, postura de vilão...mas ate quando conseguiria mante-la no jogo?!? Leve em consideração minha fraqueza humana que me diz que tenho que ser eu mesmo... e só assim poderei ganhar plenamente o jogo da vida... porque acredito de fato buscar meu melhor... aprender no dia a dia me aperfeiçoar como individuo... e não querer ser o que de fato não quero para mim e muito menos para o publico que me assiste... 1 milhão é muito dinheiro, e me faria muito feliz...mas penso ser pouco para eu me transfigurar em algo ou alguém que não quero ser... prefiro continuar na minha luta de tratar os outros como gosto de ser tratado...e se isto significa não ter ambição, que eu me mantenha na minha feliz simplicidade...porque a meu ver não valeria a pena posteriormente.  Aceito as inúmeras personagens alheias , mas fujo das que me perseguem afim de me fazer " fio condutor".  E que fique claro... sou humano e temperado... tenho inúmeras falhas... também fico por vezes alterado, mas tento sempre me manter digno no que julgo ser o melhor para mim... e cada qual sabe a sua medida saudável de vida... não gosto de perder o controle e muito menos fazer com outros oque não aceito para mim... quero melhorar sempre porque meu julgamento interno é meu maior carrasco... sofro quando me altero e perco minha razão... busco sempre minha assertividade... trabalhar minha resiliência...


(Lucas Lattari) Nico, você acredita que sua participação no Aprendiz poderá abrir portas em sua carreira, seja no ramo de negócios ou no meio artístico?

(Nico Puig) Acredito que tenha tido a oportunidade de ser agraciado com uma "escola diferenciada"... aquela que não me garante nada em particular, mas tudo, no sentido de viver com a chance de reavaliar e ser reavaliado...entender que crescer não necessariamente seja obter êxitos... mas sim aprendizado a ser usado de forma adequada para seus devidos momentos... se vai aparecer algo em função deste processo ou não, não me importa... oque almejo agora e saber lidar com o que me foi ensinado... usar estas ferramentas para construir novas possibilidades... sejam profissionais ou pessoais... quando disse que SÓ tinha 40 anos, quis deixar claro que ao contrario do que muitos pensam, ainda estamos em tempo de fazer melhor, seja la o que for... poderia ter 60 e ainda assim me acharia apto a mudar conceitos e ir em busca de me aperfeiçoar... e sei que caso chegue aos 80, ainda assim poderei criar novos conceitos e novas perspectivas de vida... porque enquanto vivos, temos capacidade de mudar e fazer um amanhã diferente do que até então foi feito... aprender sempre...s er aprendiz da vida, sem ter vergonha de estar aberto as novidades. (entenda aberto a novas possibilidades, como disposto a novos trabalhos... na minha área ou outra qualquer...) 


(Kelvyn Holanda) Nico Puig, como líder você teve a oportunidade de avaliar as características de cada um de sua equipe. Na sua visão, por palpite, quem mostrou que pode ser um provável finalista, já nessa primeira tarefa? Também gostaria de saber se você teve dificuldade de trabalhar com alguém?
Fim da conversa no bate-papo

(Nico Puig) Pelo tempo em que fiquei confinado, somente abri espaço para novos amigos... pessoas que já admirava de longe, e que naqueles poucos dias me cativaram com suas qualidades e diferenças... me vejo como um afortunado, que passou os melhores dias de aproximação junto a novos amigos... pessoas, que assim como eu, tinham sonhos... desejos... e acima de tudo personalidades distintas... fazer uma avaliação individual de cada, seria precoce e equivocada da minha parte... levando em conta que não tivemos tempo suficiente para nos mostrar de fato... tenho sim minhas preferencias... mas se baseiam em postura humana e não empresarial ou personagens montados, sempre afim de corresponder expectativas alheias... seria deselegante citar nomes, ou fazer "apostas" que nem sequer ainda fiz, por não saber ao certo... quero acompanhar o decorrer do programa junto de vocês ... e me colocar agora como espectador e apreciador do Programa para "depositar minhas fichas" no que futuramente acreditarei ser o melhor Aprendiz Celebridade...
Não tive dificuldades em trabalhar com nenhum deles.. .mas confesso ter tido maiores afinidades com alguns... mas nada que venha a desmerecer qualquer que seja o candidato, mas sim ter encontrado maior compatibilidade... todos são merecedores de ir em busca de seus sonhos... e minha torcida agora é que eles acreditem ser merecedores de fato para se aproximarem, cada vez mais, de suas conquistas.

Nenhum comentário: